Iniciativa foi criada pelo Gabinete de Crise de Montenegro e já conta com mais de 20 pessoas cadastradas
O Gabinete de Crise, criado pela Prefeitura Municipal de Montenegro, teve a iniciativa de criar um grupo para ajuda nas ações de enfrentamento do Covid-19. A ideia é a comunidade atuar auxiliando no “Dia D de Conscientização”, como suporte nas filas de vacinação, e outras atividades. Segundo o Secretário de Gestão e Planejamento de Montenegro e Coordenador do Gabinete de Crise, Fabrício Coitinho, em quatro dias de divulgação do projeto, já foram mais de 20 pessoas inscritas.
A secretária e livreira, Claudia Mello Lenhardt, 41, foi uma delas. Ela atuou em um final de semana de vacinação, organizando a demanda de carros e pessoas que vinham à pé, além de conferir datas de nascimento e preenchimento de carteirinhas com data, lote e nome da vacina, e o retorno para segunda dose. “O que me motivou foi mesmo o momento difícil que estamos enfrentando. Me solidarizei com o trabalho árduo e incansável dos profissionais da saúde, e procurei um meio de ajudar”, explica.
Em 2015, Claudia participou de outras ações dentro do voluntariado, e conta que “adora gente”. “Organizei uma campanha para arrecadação de brinquedos em 2015, que foi um sucesso. Também, eventos literários com doação de livros para a nossa biblioteca”, relata. E ela não pensa em parar, motivada pelo sentimento que se cada um fizer sua parte, estará colaborando para erradicar o Covid-19.
“O sentimento é de alegria. O trabalho é cansativo, confesso, mas de grande valia. Ser útil nesse momento é gratificante. Os finais de semana são sempre de ócio. Troquei a procrastinação por uma atividade bacana: fiz amizades, participei a felicidade de centenas de pessoas esperançosas, que a aguardavam ansiosas por aquele dia.”
O Secretário Fabrício Coitinho conta que a ideia surgiu dentro do Gabinete de Crise, visto que para a demanda das ações, seriam necessárias mais pessoas. “Para atender todas as nossas ações de enfrentamento, precisaríamos de mais "braços". Como algumas pessoas já haviam sinalizado a disponibilidade para trabalhos voluntários, decidimos estender a toda comunidade”. O coordenador aponta que estes grupos recebem algumas orientações para a segurança própria, além de informações de qualidade para serem compartilhadas na comunidade.
"Foi muito lindo. A atuação dos voluntários e o retorno deles. Fiquei extremamente orgulhoso da minha cidade com a adesão das pessoas."
Além disso, o efeito da divulgação de informações corretas toma uma velocidade muito maior. “Elas não estão recebendo informações só de pessoas da Prefeitura, mas também de vizinhos, conhecidos e amigos. O efeito disso tem sido muito bom”, relata Fabrício. Quem quiser se voluntariar pode mandar um e-mail para o e-mail smhad.dasc@montenegro.rs.gov.br com o assunto “Voluntário(a) Gabinete de Crise”. O Comitê de Políticas Sociais fará o cadastro destas pessoas que quiserem auxiliar a cidade no enfrentamento à pandemia. Podem participar, preferencialmente, pessoas sem comorbidades e que não sejam do grupo de risco.
Kommentare